Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Elementos essenciais dos planos nacionais de controle do câncer: uma ferramenta para sustentar o desenvolvimento e a revisão dos planos

Resumo do artigo:
Plano nacional de controle do câncer (PNCC) é um programa governamental de saúde pública desenvolvido para reduzir o número de casos e mortes por câncer e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer. Quando desenvolvidos e implementados efetivamente, os PNCC geram resultados positivos no controle e tratamento de câncer. No entanto, diversos países não possuem um PNCC operacional, contribuindo para disparidades nos desfechos de pacientes com a doença. Até o presente, uma ferramenta padronizada para análise dos elementos essenciais de um PNCC não estava disponível. Neste estudo, descrevemos os métodos, processos e resultados de uma iniciativa para desenvolver uma ferramenta, composta de uma lista abrangente, para a formulação e avaliação de um PNCC. A ferramenta final (contextualizada e validada plena Organização Mundial de saúde (OMS) e globalmente) fornece um guia pronto para uso em diversos contextos. O desenvolvimento da ferramenta final seguiu critérios validados pela OMS e apresenta 12 domínios principais de um PNCC: (1) introdução e visão geral; (2) prevenção; (3) diagnóstico, estadiamento, e triagem; (4) tratamento; (5) cuidados paliativos; (6) prestação de serviços; (7) governança; (8) contingente médico; (9) sistemas de informação em saúde; (10) pesquisa; (11) finanças; e (12) avaliação global. Por fim, essa ferramenta fornece um guia estruturado para que os países possam definir prioridades e garantir uma abordagem eficaz no controle de câncer longitudinalmente.

 

Core elements of national cancer control plans: a tool to support plan development and review. Oar A*, Moraes FY*, Romero Y, Ilbawi A, Yap ML. Core elements of national cancer control plans: a tool to support plan development and review. Lancet Oncol. 2019;20(11):e645-e652. doi:10.1016/S1470-2045(19)30404-8 (*co-first authors).
Elementos essenciais dos planos nacionais de controle do câncer: uma ferramenta para sustentar o desenvolvimento e a revisão dos planos.

 

Comentários do editor:
Trata-se da primeira ferramenta estruturada para formulação, avaliação e comparação de PNCC global e longitudinalmente.

- A ferramenta - (1) tem o poder de apoiar os governos a fornecer assistência global ao paciente com câncer; (2) promover o monitoramento e avaliação sistemática das políticas de saúde (voltadas ao câncer) nacionais e internacionais.

- Finalmente, à medida que os países avançam em direção à acesso universal a saúde, é necessária maior ênfase no desenvolvimento de PNCC, e que essas sejam baseadas em evidências, financiáveis e implementáveis, garantindo assim seu impacto.

- Assim, a ferramenta apresentada em nosso estudo é essencial para garantir o futuro sustentável e expressivo de políticas de controle de câncer (possibilitando que políticas de saúde cheguem à prática).

 

Editor:
Dr. Fabio Ynoe de Moraes, MD, PhDc
Radio-oncologista pelo Hospital Sírio-Libanês; Professor associado (especializado em tumores do sistema nervoso central e tumores torácicos) do Departamento de Oncologia, Divisão de Radio-Oncologia, Kingston Health Science Centre - Queen’s University, Canada; Editor associado Journal of Oncology Practice – ASCO; Co-diretor do International Spine Consortium; Membro diretor do comitê de inovação da Queen’s University, Canadá.


Revisora:
Dra. Adriana Hepner
Membro da SBOC; Oncologista Clínica pelo Hospital Sírio Libanês; Médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Atualmente, participa como fellow clínica do Programa de Oncologia Cutânea do Melanoma Institute Australia, em Sydney.