Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ESPECIAL ASCO 2019: TITAN – Apalutamida no câncer de próstata sensível à castração

Um dos principais artigos publicados simultaneamente durante a ASCO 2019


Resumo do artigo:
Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego avaliou a adição de Apalutamida, um inibidor seletivo de receptor de androgênio (AR), administrado por via oral, que se liga diretamente ao domínio de ligação do AR, à terapia de supressão hormonal padrão (ADT) para pacientes com câncer de próstata sensível à castração (CPMSC). 1052 pacientes com ECOG 0-1 e com no mínimo uma lesão óssea identificada por cintilografia óssea foram randomizados para receber apalutamida 240mg uma vez ao dia ou placebo em associação à ADT. Pacientes poderiam ter recebido tratamento para doença localizada, incluindo ADT por não mais de 3 anos, 6 ciclos de docetaxel para CPMSC e ADT por no máximo 6 meses no cenário de doença sensível à castração. Os end-points primários do estudo eram sobrevida livre de progressão radiológica e sobrevida global (OS). End-points secundários incluíam tempo para início de quimioterapia, tempo para progressão de dor (avaliado pelo BPI-SF), tempo para uso crônico de opioides e tempo para eventos ósseos. O estudo previa análise pré-especificada de eficácia nos subgrupos de alto e baixo volume de doença (critérios adaptados do estudo CHAARTED). 

Idade mediana dos pacientes foi de 68 anos, 67% com Gleason >7, 15% haviam recebido tratamento para doença localizada e 11% haviam recebido docetaxel. Após uma mediana de seguimento de 22.6 meses, a sobrevida livre de progressão radiológica em 24 meses foi de 68.2% no grupo apalutamida e 47.5% no grupo placebo (HR 0.48; 95% [CI], 0.39 to 0.60; P<0.001). Na primeira análise interina, apesar de a mediana de sobrevida não ter sido atingida em ambos os grupos, o grupo apalutamida apresentou uma redução do risco de morte de 33% (HR 0.67; 95% CI, 0.51 a 0.89; P=0.005). Tempo para início de QT foi superior no grupo experimental. Não houve diferença em tempo para progressão de dor e, por análise hierárquica, os demais end-points secundários não foram conduzidos. Efeitos adversos graus 3 e 4 ocorreram em 42.2% no grupo apalutamida e 40.8% no placebo.

 

TITAN: Apalutamide for Metastatic, Castration Sensitive Prostate Cancer. Published online on May 31, 2019, at NEJM.org. DOI: 10.1056/NEJMoa1903307.
TITAN: Apalutamida no Câncer de Próstata Sensível à Castração.

 

Comentários do editor:
- Baseados nos dados desta primeira análise interina, apresentando redução do risco de morte de 33%, o comitê monitor de dados recomendou unblinding e sugeriu crossover dos pacientes do grupo placebo para o grupo apalutamida. 


- Houve benefício em sobrevida livre de progressão radiológica, end-point primário do estudo, em praticamente todos os subgrupos, incluindo pacientes de alto e baixo volume, conforme análise pré-especificada.

- Apalutamida se torna nova opção de tratamento de CPMSC, a despeito do volume de doença e do uso prévio de docetaxel no cenário de doença sensível à castração.