Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Especial ESMO 2022 – Oncogenética e Oncologia de Precisão

Associação de variantes genéticas na via de sinalização JAK/STAT com susceptibilidade a melanoma cutâneo

Resumo do artigo:

Um grupo da Universidade de Campinas (Unicamp) apresentou evidências pela primeira vez descritas da relação entre mutações nos genes JAK1, JAK2 e STAT3 e maior susceptibilidade ao desenvolvimento de melanoma cutâneo. A via de sinalização celular relacionada às proteínas codificadas por esses genes é sabidamente responsável por estímulos a proliferação celular, angiogênese, inibição de apoptose, metastatização e supressão imune. Foram avaliadas as amostras de sangue periférico de 248 pacientes com melanoma cutâneo e de 274 indivíduos no grupo controle, sendo realizadas a genotipagem e a análise de expressão dos três genes por PCR quantitativa. Foi evidenciado que indivíduos com genótipos de STAT3 c.*1671TT e c.-1937CC e haplótipos TC apresentam risco 2 vezes maior de desenvolvimento de melanoma. Outras alterações específicas em JAK1, JAK2 e STAT3 podem, quando concomitantes, levar a um aumento de até 4 vezes no risco de melanoma cutâneo, sobretudo quando presentes as variantes JAK1 c.991-27C>T e STAT3 c.-1937C>G. Tal estudo é pioneiro em apontar essa correlação e pode mudar drasticamente a avaliação e o aconselhamento genéticos de pessoas com essas alterações. Apesar de serem necessários mais dados epidemiológicos para confirmação dessa relação, a identificação dessas variantes pode permitir maior detecção de indivíduos com risco genético aumentado para o desenvolvimento de melanomas, levando a estratégias de prevenção e de rastreamento mais específicas e seguras para essa população.

 

Association of Genetic Variants in JAK/STAT Signaling Pathway with Cutaneous Melanoma Susceptibility.
Associação de variantes genéticas na via de sinalização JAK/STAT com susceptibilidade a melanoma cutâneo.

 


 

Diagnóstico de câncer em estádio inicial em portadores de variantes patogênicas de BRCA1/2: dois anos de atividade de equipe multidisciplinar de câncer hereditário

Resumo do artigo:

Este estudo retrospectivo avaliou o impacto de um serviço multidisciplinar focado em câncer hereditário do Instituto Nacional do Câncer de Nápoles, Itália. A equipe se encarregou de desenvolver um programa regional de oncogenética, com a possibilidade de testes genéticos e exames de vigilância gratuitos para indivíduos com risco aumentado. Num período de dois anos (janeiro de 2020 a dezembro de 2021), 796 pacientes com câncer de mama ou ovário e 159 familiares com risco aumentado para desenvolvimento de tumores foram avaliados. Desses, 355 dos pacientes e todos os familiares foram testados para alterações genéticas germinativas, tendo sido identificados 107 portadores de mutações em BRCA1/2 e 18 de mutações em outros genes (PALB2, CDH1, TP53, PTEN). Quinze mastectomias redutoras de risco e 42 salpingooforectomias foram realizadas e ao menos seis lesões malignas ou pré-malignas iniciais foram encontradas, incluindo um carcinoma mamário triplo negativo e um carcinoma invasivo de tuba uterina. O estudo mostra a importância de estratégias desse tipo para o manejo de cânceres hereditários e para a prevenção e detecção precoce de tumores em indivíduos de risco e ressalta a necessidade de organização e coordenação de esforços nessa área.

 

Diagnosis of early-stage cancers in carriers of BRCA1/2 pathogenetic variants: two years of activity of the multidisciplinary team for hereditary cancers.
Diagnóstico de câncer em estádio inicial em portadores de variantes patogênicas de BRCA1/2: dois anos de atividade de equipe multidisciplinar de câncer hereditário.

 


 

Depressão e variantes genéticas relacionadas a níveis de cortisol podem influenciar na vulnerabilidade a transtorno de estresse pós-traumático relacionado ao câncer de cabeça e pescoço

Resumo do artigo:

Um estudo prospectivo da Universidade de Campinas (Unicamp) avaliou 85 pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP) e risco para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Desses, ao menos 18 apresentavam critérios para diagnóstico de TEPT e outros 18, critérios para depressão grave. Ao serem realizados sequenciamentos dos materiais genéticos de leucócitos em sangue periférico desses indivíduos, diversas variantes foram encontradas. A variante CRHR1 TT foi a única que se mostrou relacionada a esses diagnósticos. Essa descoberta coloca a oncogenética e a avaliação do genótipo dos pacientes como ferramenta potencial para auxiliar no amparo psicológico àqueles com CCP. A validação dessa correlação pode levar à identificação mais precisa de indivíduos em risco para TEPT e, consequentemente, a tratamentos e intervenções psicológicas mais personalizadas e eficazes.

 

Depression and Genetic Variants Related to Cortisol Levels May Influence the Vulnerability of Head and Neck Cancer-related Post-traumatic Stress Disorder.
Depressão e variantes genéticas relacionadas a níveis de cortisol podem influenciar na vulnerabilidade a transtorno de estresse pós-traumático relacionado ao câncer de cabeça e pescoço.

 


 

Deep learning identifica alterações genéticas oncogênicas em BRAF e NTRK em imagens de lâminas de HE de carcinomas de tireoide

Resumo do artigo:

O estudo, conduzido por patologistas do MD Anderson Cancer Center, avaliou a capacidade de um modelo de deep learning de prever a existência de alterações oncogênicas condutoras (mutações em BRAF e fusões de NTRK), a partir da análise de imagens completas de lâminas de hematoxilina e eosina (HE). Utilizando-se de lâminas de sete coortes de pacientes com câncer de tireoide que apresentavam alguma das alterações genômicas citadas, todas confirmadas por painéis de sequenciamento de nova geração, o modelo de deep learning foi ensinado a identificar padrões de imagens em HE associados às eventuais mutações e fusões de interesse. O modelo foi capaz de detectar ambas as alterações oncogênicas com uma sensibilidade > 0,9, com uma área sob a curva para detecção de 0,855 para as fusões de NTRK e de 0,755 para as mutações de BRAF. As fusões de NTRK estão presentes em 5%-25% dos tumores de tireoide. Essas fusões, bem como as mutações de BRAF, são importantes alvo para terapias específicas e altamente eficazes. A alta acurácia da técnica, sobretudo nos casos com alterações de NTRK¸ e a ampla disponibilidade de imagens de HE apontam para uma técnica confiável e simples para potencial triagem de pacientes que se beneficiariam de sequenciamentos e de eventuais terapias-alvo.

 

Deep Learning Identifies Oncogenic Genetic Alterations in BRAF and NTRK in H&E Whole Slide Images From Thyroid Carcinomas.
Deep learning identifica alterações genéticas oncogênicas em BRAF e NTRK em imagens de lâminas de HE de carcinomas de tireoide.

 

Avaliador científico:

Dr. Felipe Sales Nogueira Amorim Canedo
Residência Médica em Oncologia Clínica no Hospital Sírio-Libanês - SP
Preceptor da Residência de Oncologia Clínica no Hospital Sírio-Libanês - SP