Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Exposição e re-exposição de ipilimumabe em pacientes com carcinoma urotelial metastático e outros tumores geniturinários tratados com cabozantinibe + nivolumabe ou cabozantinibe + nivolumabe + ipilimumabe

Resumo do artigo:

Trata-se de uma subanálise de um estudo de fase 1 com coortes de expansão em pacientes com carcinoma urotelial metastático e outros tumores geniturinários, avaliando a eficácia da combinação de cabozantinibe na dose de 40mg diário + nivolumabe 3 mg/Kg endovenoso a cada 3 semanas (CaboNivo) e a combinação de cabozantinibe + nivolumabe + ipilimumabe 1mg/Kg a cada 3 semanas (CaboNivoIpi) nos primeiros 4 ciclos seguido de CaboNivo. Os pacientes alocados no estudo recebiam uma das duas combinações. Aqueles com resposta parcial ou doença estável por pelo menos seis meses poderiam receber exposição ou reexposição com ipilimumabe por mais 4 ciclos desde que mantivessem os critérios de inclusão do estudo. Após os 4 ciclos com ipilimumabe os pacientes seguiam com a combinação de cabozantinibe + nivolumabe. 

Foram analisados 24 pacientes no total. 18 receberam exposição ao ipilimumabe e 6 foram reexpostos (já haviam recebido ipilimumabe anteriormente nos primeiros 4 ciclos). A maioria dos pacientes tinha diagnóstico de carcinoma urotelial metastático, porem foram alocados também pacientes com carcinoma de células claras renais e câncer de pênis, que já haviam progredido aos tratamentos padrões, e pacientes com histologias raras de câncer de bexiga como adenocarcinoma e carcinoma escamoso. No grupo de pacientes que recebeu ipilimumabe como reexposição não foi observada nenhuma resposta e no grupo que foi exposto ao ipilimumabe apenas 1 paciente teve resposta parcial. A associação com ipilimumabe foi tóxica e 61% dos pacientes tiveram efeito adverso grau 3 ou maior.

 

Ipilimumab challenge/re-challenge in metastatic urothelial carcinoma (mUC) and other genitourinary (GU) tumors treated with cabozantinib+nivolumab (CaboNivo) or cabozantinib+nivolumab+ipilimumab (CaboNivoIpi). Niglio S. et al. J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 5039).
Exposição e re-exposição de ipilimumabe em pacientes com carcinoma urotelial metastático e outros tumores geniturinários tratados com cabozantinibe + nivolumabe ou cabozantinibe + nivolumabe + ipilimumabe.

 

Comentário do autor:
A estratégia de associar o ipilimumabe em pacientes com progressão a combinação CaboNivo apresentou eficácia muito baixa nessa população politratada. A capacidade de resgate de resposta do ipilimumabe parece ser baixa. Dados semelhantes tem sido observado em outros estudos envolvendo carcinoma de células renais.

 

Autor:
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos da América.