Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Há motivos para avaliação genética de pacientes com sarcoma?

Sarcomas compreendem um grupo heterogêneo de neoplasias que acometem desproporcionalmente indivíduos jovens, levando a maior suspeição da relação com fatores genéticos. São conhecidos, no entanto, poucos genes associados ao risco de desenvolver a doença, entre eles o TP53, NF1 e SDHB, responsáveis pela minoria dos casos.
Com o objetivo de preencher esta lacuna do conhecimento e caracterizar determinantes genéticos associados ao aumento do risco de sarcomas, Ballinger e cols analisaram 1162 pacientes com diagnóstico de sarcoma oriundos de 4 coortes. O grupo controle foi formado por 6545 indivíduos saudáveis de 3 coortes. Realizou-se o sequenciamento de 72 genes sabidamente associados ao risco aumentado de câncer e colheu-se história familiar, pedigree e informações dos familiares dos envolvidos. Apenas 17% dos probandos possuíam critérios de síndromes hereditárias conhecidas, entretanto foram identificados excessos de variantes genéticas germinativas potencialmente associadas ao câncer em 55% deles. Foram encontradas entre os probandos mutações patogênicas em genes até então não associados a sarcoma (BRCA2, ERCC2, APC, etc). Padrões de herança poligênica pouco conhecidos também foram identificados em 20% dos pacientes. O perfil de idade de surgimento de primeira neoplasia e o risco do desenvolvimento de sarcoma de algumas variantes assemelharam-se ao encontrado nas mutações do TP53. Foram identificadas também mutações potencialmente associadas a resposta a determinadas terapias. Deve-se pontuar a fraca concordância entre o fenótipo e padrão familiar de acometimento com a variante genética encontrada e a baixa taxa de encaminhamento para avaliação genética (5%) evidenciadas no estudo.

* Ballinger e cols. Lancet Oncol. 2016 Sep;17(9):1261-71. PMID: 27498913
Comentários: Os dados propõem mudanças na avaliação de pacientes com sarcoma. Um estudo genético direcionado pode auxiliar na prevenção de neoplasias e desenvolvimento de novas terapias alvo.

Michel Alves, MD
Especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – HCFMUSP.
Responsável técnico pela Oncologia Clínica do Hospital de Urgências de Sergipe. Oncologista Clínico na Vitta e Hospital Primavera.