Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Impacto da QT de 1ª linha combinada a Cetuximab ou Bevacizumab na sobrevida de pacientes com câncer colorretal metastásico KRAS selvagem: dados do estudo CALGB/SWOG 80405

O tratamento de primeira linha do câncer colorretal metastático há tempos é endossado pelo uso de esquemas de poliquimioterapia (FOLFOX ou FOLFIRI) em combinação com agentes biológicos, bevacizumabe ou cetuximabe; este último restrito para tumores sem mutação do gene RAS.  A despeito desses dados, fazia-se necessário um estudo prospectivo mais robusto que comparece, “cabeça-a-cabeça”, a eficácia, em termos de sobrevida global, da adição de terapia biológica (bevacizumabe ou cetuximabe) a esquema de poliquimioterapia em um cenário de tratamento de primeira linha de doença metastática, em uma população selecionada para ausência de mutação de gene RAS.

Nesse contexto, foi conduzido estudo de fase III, multicêntrico de dois grupos cooperativos (CALGB/SWOG 80405), no período de 2005 a 2012. Após algumas emendas que excluíram participação de pacientes com tumores KRAS mutado e combinação de quimioterapia com dois agentes biológicos, 1137 pacientes foram randomizados para receber esquema de quimioterapia (FOLFOX ou FOLFIRI ) com bevacizumabe ou cetuximabe. Com objetivo primário de incremento, de pelo menos 5 a 6 meses absolutos em sobrevida global a favor do braço cetuximabe, após seguimento mediano de 47 meses, o estudo falhou em demonstrar qualquer tipo de ganho de eficácia (SG 30 meses vs 29 meses p=0,08; SLP 10,5 vs 10,6 meses p=0,45 e TR 55,2% vs 59,6% p=0,13). Análise de subgrupo não pré-planejada para status de mutação de gene RAS, demonstrou resultados semelhantes ao de toda coorte estudada. Eventos adversos foram reportados, em média, em 10% dos braços.

Venook AP e cols. JAMA. 2017 Jun 20;317(23):2392-2401. PMID: 28632865

Comentários: Esse é o primeiro estudo fase III a demonstrar ausência de benefício de sobrevida da combinação de quimioterapia com diferentes agentes biológicos no tratamento de primeira linha dos pacientes com câncer colorretal metastático sem mutação de gene RAS. Informações adicionais sobre lado do tumor primário, por exemplo, podem ser úteis na melhor interpretação e decisão de conduta na prática clínica diária.

Fernanda Cunha Capareli, MD.
Oncologista Clínica do Grupo de Tumores Gastrointestinais ICESP/FMUSP.
Membro Titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês – SP.