Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Imunoterapia com anti-PD1 em carcinoma espinocelular de pele avançado

O câncer de pele não-melanoma é o tipo de câncer mais prevalente na população e, desse, 20% dos casos correspondem ao CEC cutâneo. Trata-se de uma doença de maior potencial agressivo localmente, com risco de disseminação metastática e sem tratamento sistêmico aprovado até o momento. O racional para resposta à imunoterapia se baseia na alta carga mutacional encontrada nos CEC cutâneos e na forte associação com imunossupressão, uma vez que são mais frequentes em pacientes transplantados para órgãos sólidos ou em uso de terapias imunossupressoras.

Cemiplimabe é um potente anticorpo monoclonal humano que se liga aos receptores de morte programada-1 (PD-1). Migden MR e cols. apresentaram dados de estudo de fase 1 e fase 2 em pacientes com CEC de pele avançado e metastático. O estudo de fase 1 avaliou 26 pacientes com doença avançada, a maioria previamente tratados com quimioterapia (58%) e radioterapia (77%), com média de idade de 73 anos. Com seguimento de 11 meses, a taxa de resposta foi de 50%, com duração superior a 6 meses em 54%. No estudo de fase 2, foram avaliados 59 pacientes na coorte de doença metastática, com média de idade de 71 anos, a maioria previamente tratados com quimioterapia (56%) e radioterapia (85%). Com seguimento de 7,9 meses, a taxa de resposta foi de 47%, com duração de resposta superior a 6 meses em 57%. O perfil de toxicidade foi aceitável e similar ao previamente descrito com outros inibidores de PD-1 (diarreia, fadiga, náusea, constipação e rash).  

Migden MR e cols. N Engl J Med, 2018 Jun 4. PMID: 29863979

Comentário: Cemiplimabe mostrou-se uma droga ativa no CEC de pele avançado e metastático. Em grupo de pacientes idosos e previamente tratados, foi observada reposta durável em metade dos pacientes, com perfil de toxicidade aceitável. Esses dados trazem uma nova e promissora perspectiva para essa doença de potencial agressivo.

Dra. Marina Sahade
Oncologista Clínica do Grupo de Oncologia Cutânea do Hospital Sírio-Libanês