Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Inibidores de CDK4/6 aumentam a imunidade antitumoral

O desenvolvimento dos novos inibidores das quinases dependentes de ciclinas 4 e 6 (CDK4/6) representou um dos maiores avanços recentes para o tratamento das neoplasias da mama. Seu uso na doença hormônio-positiva, em combinação com a endocrinoterapia, aumentou a sobrevida livre de progressão, as taxas de resposta objetiva e o tempo para inicio da quimioterapia. Por outro lado, sabe-se que o câncer de mama hormônio-positivo é refratário à imunoterapia. Assim, drogas que aumentem a imunogenicidade desta neoplasia podem se tornar candidatas à combinação com a imunoterapia.

Usando modelos murinos de câncer de mama e outros tumores sólidos, linhagens celulares e espécimes de pacientes com câncer de mama, Goel e colaboradores mostraram que, além de induzirem a parada do ciclo celular, os inibidores de CDK4/6 também aumentam a imunidade antitumoral. Essas drogas determinam a hiperexpressão de proteínas de retrovírus endógenos, aumentando os níveis intracelulares de RNA de fita dupla. Isso, por sua vez, estimula a síntese de interferon tipo III, levando a um aumento da apresentação de antígenos tumorais. Além disso, os inibidores de CDK4/6 bloqueiam a proliferação de células T reguladoras. Esses efeitos foram associados à redução da atividade da proteína DNA-metiltransferase 1, alvo do fator de transcrição E2F. Em última análise, tais eventos promoveram a morte das células tumorais mediada por linfócitos T. Por fim, a adição de inibidores de PD-1/PD-1 potencializou o efeito antitumoral.

*Goel S. Nature. 2017 Aug 24;548(7668):471-475. PMID: 28813415

Comentários: Ao mostrar que os inibidores de CDK4/6 aumentam a imunidade antitumoral em modelos murinos de câncer de mama, esse estudo oferece uma justificativa racional para a combinação dos inibidores de CDK4/6 e agentes imunoterápicos, especialmente no câncer de mama hormônio-positivo.

Romualdo Barros, MD, PhD
Médico oncologista clínico. Editor do SBOC Review. Clinical Fellow na divisão de Câncer de Mama no Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, MA.