Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Metástases cerebrais no melanoma: combinação de radiocirurgia e anti-PD-1

Nos últimos anos, os inibidores do checkpoint imunológico PD-1 (programmed death-1), tais como nivolumab e pembrolizumab, revolucionaram o tratamento do melanoma, aumentando a sobrevida dos pacientes. Entretanto, dados sobre o uso dessas medicações em pacientes com metástases cerebrais (MC) submetidos a radiocirurgia (RC) é escasso.

Ahmed e colaboradores* investigaram a eficácia e a segurança do tratamento combinado de RC e nivolumab. Os pacientes incluídos apresentavam melanoma avançado, ressecável ou não, e eram oriundos de dois estudos clinicos prospectivos de fase I que investigavam o uso de nivolumab ± vacina. Nessa análise retrospectiva, foram incluídos aqueles que receberam RC e nivolumab com um intervalo máximo de 6 meses. No total, 26 pacientes acometidos por 73 MC decorrentes de melanoma foram incluídos. A RC foi realizada antes, durante ou após o nivolumabe em 33 (45%), 5 (7%), e 35 (48%) lesões, respectivamente. O seguimento mediano do estudo foi de 9.4 meses após a RC. O desfecho primário foi neurotoxicidade e apenas um paciente apresentou cefaleia grau 2 após a RC com necessidade de corticoterapia. Nenhuma outra neurotoxicidade ou lesão de pele associada a RC foi reportada. O controle local das MC em 12 meses foi de 85% e, das 8 lesões com falha local, apenas 4 apresentaram hemorragia. Além disso, a taxa de controle cerebral foi de 53% em 12 meses. Finalmente, a SG mediana foi de 12 meses.

Comentário: Esse trabalho é a maior série de casos já reportada sobre o uso concomitante de RC e anti-PD-1. Entretanto, apenas 5 lesões em 3 pacientes (7%) foram realmente tratadas de modo concomitante (intervalo de até 1 semana entre as duas modalidades terapeuticas) e o tempo seguimento dos pacientes é curto. Essa situação será cada vez mais comum na pratica clínica e estudos prospectivos precisam ser realizados, avaliando a segurança do tratamento, assim como a hipótese em que a radiação pode ter um efeito sinérgico com a imunoterapia.

* Ahmed, K.A., et al. Ann Oncol. 2016 Mar;27(3):434-41..

ACESSE ESTE ARTIGO NA INTEGRA PELA BIBLIOTECA VIRTUAL SBOC