Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Novo padrão no tratamento do carcinoma de nasofaringe avançado

O carcinoma da nasofaringe é uma neoplasia de incidência bastante heterogênea; endêmica no sudeste asiático e China e incomum no Ocidente. O tratamento para a doença localizada ou localmente avançada baseia-se em radioterapia exclusiva ou em combinação com quimioterapia, com sobrevida global em 5 anos de aproximadamente 85%. Cerca de 15% dos pacientes são metastáticos ao diagnóstico e exibem sobrevida global mediana de 20 meses, sendo o tratamento paliativo baseado em doublet de platina considerado padrão. A combinação de fluorouracil infusional e cisplatina é amplamente utilizada, com taxa de resposta de 40-65%.

Este estudo randomizado, multicêntrico, aberto de fase 3, incluiu 362 pacientes de 22 centros na China com carcinoma de nasofaringe recidivado e/ou metastático, com status performance por ECOG de 0 ou 1, os quais foram randomizados centralmente em blocos na razão de 1:1 para receberem gencitabina e cisplatina ou fluorouracil infusional e cisplatina. O objetivo primário do estudo foi sobrevida livre de progressão (SLP), avaliada por comitê independente de revisão central das imagens na população com intenção de tratamento. Com o seguimento mediano de 19.4 meses, a SLP no grupo gencitabina foi superior em comparação com o grupo fluorouracil (7.0 versus 5.6 meses,  HR 0.55 [95% IC 0.44–0.68]; p<0.0001).

* Zhang e cols. Lancet. 2016 Oct 15;388(10054):1883-1892. PMID: 27567279

Comentários: Este é o primeiro estudo randomizado e multicêntrico o qual comparou dois diferentes esquemas de combinação com platina para o carcinoma de nasofaringe recidivado e/ou metastático e que demonstra superioridade do braço gencitabina.  Estabelece padrão de tratamento de primeira linha para esta população,  já que além de eficaz e seguro, suprime a necessidade de bomba infusora.

Renata Eiras Martins, MD, MSc.

Oncologista Clinica do Grupo de Cabeca e Pesoco e Torax do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e da UNICA – Unidade de Cancerologia. Mestre em Oncologia pela Faculdade de Medicina da USP.