Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Obesidade aumenta o risco de 13 tipos de câncer

Estima-se que, apenas em 2013, cerca de 4.5 milhões de mortes no mundo foram causadas por doenças relacionadas ao sobrepreso e à obesidade. Em abril desse ano, a agência internacional de pesquisa sobre o câncer (IARC, International Agency for Research on Cancer) realizou uma força tarefa para reavaliar os efeitos do controle de peso sobre o risco de câncer.

Baseando-se na análise de mais de 1000 estudos, atualmente existem evidências suficientes de que a obesidade aumenta o risco de 13 tipos de neoplasias: câncer de cólon, esôfago (adenocarcinoma), rim (células claras), mama (pós-menopausa), endométrio, estômago (cardia), fígado, vesícula biliar, pâncreas, ovário, tireóide, mieloma múltiplo e meningioma. Além disso, o estudo mostrou que a obesidade infantil também aumenta o risco de câncer na vida adulta, com exceção para o câncer de mama na pós-menopausa. Dados em modelos pré-clínicos reforçam essa associação e indicam que o uso de dietas restritivas ou de baixa caloria foi capaz de reduzir a incidência de câncer. Evidências apontam para uma disfunção do metabolismo dos hormônios sexuais, assim como um estado de inflamação crônica, como principais mediadores do binômio obesidade-câncer. Também existem evidências moderadas que suportam o papel da insulina e do fator de crescimento insulina-símile na carcinogênese relacionada à obesidade. Os dados demonstran, ainda, que a perda intencional de peso atua sobre esses mecanismos, diminuindo o risco de câncer, sobretudo por regular o balanço entre proliferação celular e apoptose.

*Lauby‑Secretan e cols. NEJM. 2016 Aug 25;375(8):794-8. PMID: 27557308.

Comentário: Recomendações sobre perda e controle de peso devem ser rotina no consultório médico. Essa medida simples e de baixo custo é capaz de reduzir o risco de 13 tipos de neoplasias malignas.

Romualdo Barroso, M.D., Ph.D.

Médico Oncologista Clínico.

Posdoctoral Fellow no Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School.

Editor do SBOC Review.