Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Pembrolizumabe e trastuzumabe em câncer de mama avançado HER2-positivo resistente a trastuzumabe: um estudo multicêntrico de braço único, fase Ib-II

Resumo do artigo:
Neste estudo de braço único, pacientes com progressão documentada a trastuzumabe eram elegíveis para tratamento de combinação com trastuzumabe e pembrolizumabe. Inicialmente, eram incluídas apenas as PDL1 positivas (CPS ≥ 1%) em material de doença metastática com, no máximo, um ano de obtenção antes da entrada no estudo.

Pacientes PDL1 negativas foram recrutadas após uma emenda e não houve nenhuma resposta objetiva neste grupo de 12 mulheres. Quarenta e seis pacientes PDL1 positivas foram tratadas incluindo nas fases Ib e II. Duas pacientes tiveram resposta completa e cinco tiveram resposta parcial (ORR: 15%), quatro outras pacientes tiveram doença estável por 24 semanas como melhor resposta (8%). Tempo mediano para resposta foi 2,7 meses e tempo mediano de duração de resposta foi 3,5 meses. Avaliação de TILs mostrou que as respondedoras tiveram maior porcentagem de TILs que as não respondedoras. Diferentemente de tumores HER2 primários, esses tumores de pacientes politratadas tinham baixos níveis de TILs (mediana 1,5%).

 

Pembrolizumab plus trastuzumab in trastuzumab-resistant, advanced, HER2-positive breast cancer (PANACEA): a single-arm, multicentre, phase 1b–2 trial. Lancet Oncol 2019; 20: 371–82.
Pembrolizumabe e trastuzumabe em câncer de mama avançado HER2-positivo resistente a trastuzumabe: um estudo multicêntrico de braço único, fase Ib-II.

 

Comentários do editor:
- Diferentemente do nome do estudo, a imunoterapia não é uma panaceia, especialmente entre os tumores mamários. 

- Os esforços para encontrar uma subpopulação que se beneficia continua e, possivelmente, será necessária uma composição de PDL1, TILs e quem sabe TMB >10. 

- Na doença HER2 positiva possivelmente faça sentido explorar inibidores de checkpoint em linhas anteriores nos quais a resposta imune esteja mais intacta. Diversos estudos fase III estão em andamento no cenário metastático e neoadjuvante explorando o bloqueio simultâneo de PD1/PDL1 e HER2.


Editora:
Dra.
Laura Testa
Membro da SBOC, Oncologista Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Grupo Oncologia D’Or. 


Revisora:
Dra. Adriana Hepner
Membro da SBOC; Oncologista Clínica pelo Hospital Sírio Libanês; Médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Atualmente, participa como fellow clínica do Programa de Oncologia Cutânea do Melanoma Institute Australia, em Sydney.