Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Permigatinibe para colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático previamente tratado: um estudo multicêntrico, aberto, de fase 2

Resumo do artigo:

Colangiocarcinoma compreende um grupo heterogêneo de tumores das vias biliares incluindo neoplasias intra e extra-hepáticas. Com a difusão dos testes moleculares, aprendemos que estes tumores apresentam diferentes características mutacionais. Apesar dos recentes avanços na caracterização molecular de tumores sólidos, pacientes com colangiocarcinoma avançado recebem tratamento de primeira linha baseado em quimioterapia sistêmica, especificamente a combinação de cisplatina e gencitabina, conforme resultado do ABC-02 - um dos poucos ensaios randomizados de fase III desenvolvidos nessa população. Após progressão a essa combinação, os dados são escassos quanto è melhor estratégia de tratamento, tendo sido recentemente apresentado o ABC-06 que mostrou benefício do esquema FOLFOX versus suporte clínico, no contexto de segunda linha.


Neste estudo, Dr. Abou-Alfa e colaboradores trazem os resultados de um estudo de fase II de braço único que buscou avaliar a eficácia do Pemigatinibe - um inibidor seletivo do FGFR1, FGFR2 e FGFR3, disponível na formulação oral e administrado uma vez ao dia na dose de 13,5 mg em um ciclo de 21 dias (uso por 14 dias seguido de uma semana de pausa). Foram submetidos a rastreamento 1206 pacientes e 9% apresentaram fusão ou rearranjo do FGFR, quase exclusivamente em tumores intra-hepáticos. No total, 146 pacientes foram incluídos, sendo 107 com fusão ou rearranjo confirmado de FGFR, 20 com alterações outras do FGFR e 18 sem alterações do FGFR. O objetivo primário era avaliar a taxa de resposta ao tratamento que foi de 35,5% nos pacientes com fusão/rearranjo do FGFR, sendo 2,8% de resposta completa e um total de 82% de controle de doença. Nos dois outros grupos não foram observadas respostas. A média de sobrevida livre de progressão foi de 6,9 meses e sobrevida global de 21.2 meses no grupo com fusão/rearranjo de FGFR. Os eventos adversos graus 3 e 4 ocorreram em 64% dos indivíduos, sendo os mais comuns hipofosfatemia, artralgia, estomatite, hiponatremia, dor abdominal e fadiga.

 

Pemigatinib for previously treated, locally advanced or metastatic cholangiocarcinoma: a multicentre, open-label, phase 2 study. Abou-Alfa GK, Sahai V, Hollebecque A, et al. Lancet Oncol. 2020;21(5):671‐684.
Permigatinibe para colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático previamente tratado: um estudo multicêntrico, aberto, de fase 2.

 

Comentário da avaliadora científica:
- Trata-se da primeira terapia com base em alvo molecular aprovada pelo FDA para Colangiocarcinoma.
- A aprovação foi baseada na taxa de resposta apresentada com dados de sobrevida ainda aguardando maturação para análise.
- A frequência da fusão/rearranjo de FGFR no colangiocarcinoma foi em torno de 10% neste estudo, predominantemente em tumores intra-hepáticos, consistente com o previamente reportado na literatura. Estas fusões/rearranjos do FGFR foram majoritariamente rearranjos de FGFR2.
- Não foram observadas respostas objetivas nos grupos com as demais alterações do FGFR, apesar de 40% terem apresentado controle de doença, o número de pacientes nestes grupos era muito pequeno.
- Apesar da promissora eficácia, é preciso ressaltar que se trata de um estudo de fase II com poder limitado, dados de sobrevida ainda imaturos e, portanto, estudos randomizados são esperados para confirmar estes achados.
- Estudo de fase III em primeira linha nessa mesma população de pacientes com rearranjo de FGFR2, comparando pemigatinib a cisplatina + gencitabina, está em recrutamento FIGHT­302; NCT03656536.

 

Avaliadora científica:
Dra. Maria Ignez Braghiroli
Oncologista clínica especialista em tumores gastro-intestinais da Rede D’Or e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Secretaria geral da SBOC.

 

Editor
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês de Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos.