Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Prevenção da neutropenia no tratamento do câncer de próstata resistente à castração após docetaxel com cabazitaxel e prednisona: um estudo braço simples aberto fase IV multicêntrico

Resumo do artigo:

Neste estudo de fase IV multicêntrico e de braço único, foram incluidos 46 pacientes portadores de carcinoma de próstata metastático em fase de resistência à castração (mCPRC) que progrediram à docetaxel. Tais pacientes apresentavam critérios de alto risco para neutropenia: ≥ 65 anos ou ≤ 65 anos com histórico de ≥ 25% da médula óssea irradiada. Eles foram tratados com cabazitaxel na dose de 25 mg/m2 no primeiro dia do ciclo e ciclos a cada 3 semanas. Após cada ciclo, o paciente recebia fator estimulante de granulócitos na dose de 300 mcg do segundo ao oitavo dia do ciclo, associado à ciprofloxacina 500 mg 12/12h do quinto ao decimo segundo dia do ciclo. O tratamento seguia até a progressão da doença e/ou toxicidade limitante ao uso da medicação. O objetivo primário do estudo era a proporção de pacientes com neutropenia grau ≥ 3 após o primeiro ciclo. Os objetivos secundários eram proporção de pacientes com: neutropenia grau ≥ 3, neutropenia febril (NF), diarreia grau ≥ 3 durante todo o período do tratamento. Taxa de resposta do PSA ≥ 50% e da qualidade de vida (com questionário FACT-P e melhora ≥ 7 pontos em relação ao questionário pré-tratamento) foram avaliados.

Considerando valor do p = 0,05 (bicaudado) e um poder de 90%, uma amostra mínima de 40 pacientes seria necessária para rejeitar, de acordo com dados publicados anteriormente, a taxa de neutropenia grau ≥ 3 de 65% e assumindo a hipótese de uma taxa de neutropenia grau ≥ 3 após o primeiro ciclo do tratamento de 40% se usada a profilaxia primária com fator estimulante de granulócitos.

Após a triagem de 60 pacientes, 46 pacientes foram incluídos no estudo. A idade e o tempo médio do diagnóstico foram de 71,8 anos e 75,2 meses, respectivamente. Quatro ou mais sítios de metástase estavam presentes em 43,5% dos pacientes e 93,5% dos pacientes tinham metástase ósseas. Cerca de 91,1% dos pacientes haviam recebido outro tratamento hormonal além da castração e 37,8% receberam radioterapia para tratamento da doença óssea. Os pacientes receberam uma média de 9 ciclos do cabazitaxel e a dose média do tratamento foi de 24,2 mg/m2.

Em relação ao objetivo primário, 18 pacientes (40%; IC 95%, 25,7-54,3%) apresentaram neutropenia grau ≥ 3 após primeiro ciclo de tratamento. Esse percentual de pacientes com neutropenia grau ≥ 3 foi estatisticamente inferior comparado ao dado previamente publicado de 65% (p=0,001). Considerando os objetivos secundários, 42,2%, 2,2% e 2,2% apresentaram neutropenia grau ≥ 3, neutropenia febril e diarreia grau ≥ 3 durante todo o período de tratamento, respectivamente. Cerca de 29 pacientes (64,4%) apresentaram taxa de resposta do PSA ≥ 50% e 77,3% tiveram uma melhora da qualidade de vida, caracterizada como incremento de 7 pontos no questionário FACT-P em pelo menos uma avaliação.

 

Neutropenia prevention in the treatment of post-docetaxel metastatic, castration-resistant prostate cancer with cabazitaxel and prednisone: a multicenter, open-label, single-arm phase IV study. Lancet Oncol. 2020 Nov;21(11):1500-1512.doi: 10.1016/S1470-2045(20)30496-4.
Prevenção da neutropenia no tratamento do câncer de próstata resistente à castração após docetaxel com cabazitaxel e prednisona: um estudo braço simples aberto fase IV multicêntrico.

 

Comentário do avaliador científico:

Cabazitaxel é um agente quimioterápico ativo em pacientes com mCPRC após falha a docetaxel. O estudo TROPIC demonstrou pela primeira vez a atividade do cabazitaxel na dose de 25 mg/m2 nesse cenário, com uma taxa de neutropenia grau ≥ 3 e NF de 82% e 8%, respectivamente. A incidência desses efeitos adversos gerou certa preocupação para seu uso na prática diária, ja que a população com mCPRC geralmente tem idade avançada e histórico de tratamentos prévios. O estudo PROSELICA (fase 3 de não inferioridade) evidenciou que cabazitaxel 20 mg/m2 foi não inferior em sobrevida global a 25 mg/m2 e apresentou menor incidência de neutropenia grau ≥ 3 e NF, porém foi associada com menor taxa de resposta objetiva e de PSA.

O estudo PROSPECTA demonstrou pela primeira vez de forma prospectiva e controlada que a profilaxia primária com fator estimulante de granulócitos é eficaz na redução de incidência de neutropenia grave e, consequentemente, redução da NF em cerca de 4x quando comparado ao estudo TROPIC. O resultado é clinicamente relevante, considerando que o cabazitaxel é o tratamento padrão em terceira linha no mCPRC desde o estudo CARD e que foi utilizada a dose de 25 mg/m2, associada a maior taxa de resposta.

 

Avaliador científico:
Dr. Fernando Sabino Marques Monteiro
Doutorando em Ciências da Saúde da PUC-RS
Oncologista Clínico do Hospital Santa Lucia e do Hospital Universitário de Brasília
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e do Comitê Cientifico LACOG-GU