Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Regorafenibe na segunda linha do carcinoma hepatocelular (HCC) avançado

O tratamento de escolha para pacientes com HCC não passíveis de terapia loco-regionais é o uso do inibidor de multiquinases sorafenibe. Após falha a esse agente, nenhum outro tratamento demonstrou aumento de sobrevida em ensaios clínicos. Recentemente, os dados do estudo de fase III, duplo-cego, randomizado, placebo-controlado RESORCE* foram publicados no Lancet. Tal estudo investigou a eficácia e segurança do regorafenibe em pacientes com HCC após progressão a sorafenibe. Foram randomizados (2:1) 573 pacientes com Child-pugh A, refratários a sorafenibe para tratamento com regorafenibe ou placebo. O desfecho primário desse estudo foi sobrevida global.

  • O estudo foi positivo, a sobrevida global mediana foi de 10.6 meses no braço regorafenibe e 7.8 meses no braço placebo (HR=0,63; 95%IC 050-079; p<0,001).
  • A sobrevida livre de progressão mediana foi 3,1 meses no grupo regorafenibe e 1,5 no grupo placebo.
  • A taxa de resposta objetiva foi 11% no grupo regorafenibe e 4% no grupo placebo.
  • Os efeitos adversos grau 3 e 4 mais comuns foram hipertensão, síndrome mão-pé, fadiga e diarreia.

Bruix e cols. Lancet 2016 PMID: 27932229

Conclusão: Regorafenibe é a primeira terapia a mostrar aumento de sobrevida global em pacientes com progressão a sorafenibe. Com um perfil de toxicidade aceitável, o regorafenibe deve ser terapia de escolha na segunda linha desses pacientes.

 

Romualdo Barroso-Sousa, MD, PhD.
Oncologista clínico. Posdoctoral fellowship na divisão de Câncer de Mama do Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, EUA. Editor do SBOC Review.