Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Ressonância Nuclear Magnética suplementar para rastreamento em pacientes com mama extremamente densas

Resumo do artigo:
Pacientes com mamas densas apresentam maior risco de neoplasia de mama e, frequentemente, são subdiagnosticadas quando realizam mamografia de rastreio (MMG) periodicamente. Apesar de comprovado que a incorporação de exames suplementares à MMG permite uma maior detecção de neoplasia de mama em pacientes com mamas densas, até o momento não existe consenso quanto ao impacto desses exames adicionais em desfechos clínicos. Neste cenário, o estudo “The Dense Tissue and Early Breast Neoplasm Screening” (DENSE), um estudo holandês, multicêntrico, randomizado, se propôs a avaliar o impacto da RNM suplementar para detecção precoce do câncer de mama que surge entre as MMGs de rastreio (neoplasia de intervalo) em pacientes com mamas extremamente densas.

As pacientes entre 50 e 75 anos classificadas como contendo mamas extremamente densas (Volpara grau 4) e com mamografia de rastreio inicial negativa (BIRADS 1 ou 2) foram randomizadas 1:4 para rastreamento com MMG a cada 2 anos associada à RNM (N= 8061) ou para estratégia padrão com MMG apenas (N=32312). Dentre as pacientes convidadas para realização de RNM, apenas 59% de fato realizaram o exame (N= 4783).

Com seguimento de mais de 2 anos, no grupo experimental foram identificados 2.5 casos de câncer de mama a cada 1000 pacientes rastreadas (95% intervalo de confiança, 1.6 a 3.8). Já no grupo que realizou apenas MMG, 5.0 casos também a cada 1000 mulheres rastreadas (95% CI, 4.3 a 5.8). Usando análise CACE (“Complier average causal effect”) e considerando a proporção de pacientes que aceitaria realizar o exame, foi estimado que caso a RNM estivesse disponível, a taxa de câncer de mama de intervalo seria reduzida por 4.2 casos a cada 1000 rastreamentos (95% CI, 2.0 a 6.4) quando comparada ao rastreio com MMG apenas (P<0.001).

O valor preditivo positivo do exame foi de 17.4%, com uma taxa de falso positivo de 8%. Além disso, as pacientes com tumores de intervalo detectados por RNM apresentavam, na média, tumores menores e com menor incidência de acometimento linfonodal quando comparado ao grupo padrão.

 

Supplemental MRI Screening for Women with Extremely Dense Breast Tissue. N Engl J Med 2019;381:2091-102. DOI: 10.1056/NEJMoa1903986
Ressonância Nuclear Magnética suplementar para rastreamento em pacientes com mama extremamente densas.

 

Comentários do editor:
- Estudo holandês populacional com desenho interessante, sendo um dos poucos estudos randomizados neste cenário de rastreamento.

- Apesar de seguimento e curta maturação dos dados, o estudo foi capaz de identificar benefício em detecção de câncer de mama de intervalo nesta população com mamas extremamente densas.

- Além disso, o uso da RNM identificou tumores pequenos e com menor disseminação linfonodal.

- Algumas criticas advém obviamente da ausência de dados quanto ao custo-efetividade da estratégia, em especial quando consideramos que 94.9 pacientes a cada 1000 rastreadas repetiram o exame de RNM e que 79.8 a cada 1000 rastreadas foram confirmadas como casos de falso positivo (95% CI, 72.4 to 87.9) – especificidade de 92%.

 

Editora:
Dra. Adriana Hepner
Membro da SBOC; Oncologista Clínica pelo Hospital Sírio Libanês; Médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Atualmente, participa como fellow clínica do Programa de Oncologia Cutânea do Melanoma Institute Australia, em Sydney.