Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Resultados de observação versus radiocirurgia para câncer de próstata oligometastático. Estudo de fase 2 randomizado ORIOLE

Resumo do artigo:

ORIOLE é um estudo randomizado de fase 2 que incluiu pacientes com câncer de próstata recorrente oligometastático (1-3 metástases), hormônio-sensível, identificados através de imagens convencionais (tomografia, ressonância e/ou cintilografia óssea). Todos os pacientes haviam recebido tratamento prévio para o tumor primário com cirurgia ou radioterapia. Após inclusão no estudo, todos os pacientes foram submetidos a PET-PSMA para avaliação de desfecho secundário. O endpoint primário foi a proporção de pacientes com progressão de doença em 6 meses; como endpoints secundários foram avaliados sobrevida livre de progressão, qualidade de vida, toxicidades e correlação entre métodos convencionais e PET-PSMA.

O estudo mostrou uma diferença significativa entre os grupos quanto ao seu endpoint primário (progressão em 6 meses): 19% versus 61% para o grupo que recebeu SBRT versus observação, respectivamente. A sobrevida livre de progressão mediana para o grupo SBRT não foi atingida versus 5.8 meses para o grupo observação, respectivamente (HR 0.30; p= 0.002). Aproximadaente 44% dos pacientes tinham lesões ávidas pelo PET-PSMA que não foram identificadas nos métodos de imagem convencionais. De forma interessante, a chance de progressão de doença em 6 meses naqueles pacientes em que todas as lesões ávidas no PET coincidiram com todas as lesões detectadas nos métodos convencionais (e consequentemente foram todas tratadas) foi significativamente menor: 5% versus 38% (p=0.03). A sobrevida mediana livre de metástases à distância foi de 29 meses versus 6 meses para pacientes com ausência de lesões não tratadas e com lesões ávidas no PET não tratadas, respectivamente (HR, 0.19; P < .001). Não houve eventos adversos de grau 3 ou maior, nem diferença em qualidade de vida entre os grupos.

 

Outcomes of Observation vs Stereotactic Ablative Radiation for Oligometastatic Prostate Cancer. The ORIOLE Phase 2 Randomized Clinical Trial. JAMA Oncol. 2020 Mar 26.
Resultados de observação versus radiocirurgia para câncer de próstata oligometastático. Estudo de fase 2 randomizado ORIOLE.

 

Comentários do avaliador científico:
O estudo ORIOLE se soma às evidências mostrando impacto positivo no atraso da progressão de doença com uso de SBRT em pacientes com câncer de próstata recidivado com oligometástases (1-3 metas) quando comparado à observação, mostrando também baixo índice de efeitos adversos. De forma interessante, o estudo também revela que os métodos convencionais (cintilografia e tomografia/ressonância) são pouco sensíveis para identificar todos os sítios metastáticos. Apesar disso, o estudo foi positivo para seu endpoint primário (que considerou os sítios identificados com métodos convencionais). Reforça, porém, o dado de que quando todos os sítios detectados pelo PET-PSMA são tratados com SBRT, os benefícios nos desfechos de sobrevida livre de progressão e surgimento de metástases à distância são ainda mais pronunciados. Por outro lado, vale ressaltar que o braço controle deste e de outros estudos do mesmo cenário tem sido apenas observação. Assim, uma pergunta ainda não respondida é como essa abordagem (SBRT) se compara ao tratamento padrão, o qual envolve o uso de supressão androgênica upfront.

 

Avaliador científico:
Dr. Manuel Caitano Maia
Médico oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná. Ex-fellow de oncologia clínica do City of Hope Cancer Center, na Califórnia. Residência em Oncologia Clínica pelo ICESP.

Editor
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos.