Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Resultados Trifecta da nefrectomia parcial robótica. Resultados de um estudo multicêntrico japonês

Resumo do artigo:
O uso da cirurgia robótica tem se tornado cada vez mais comum na oncologia e estudos recentes demonstraram resultados oncológicos e funcionais semelhantes entre a nefrectomia com técnica cirúrgica tradicional versus a cirurgia robótica. Trifecta é um novo conceito que descreve os resultados desejados de uma nefrectomia parcial: margens livres, preservação máxima da função renal e recuperação livre de intercorrências. O estudo que trago neste artigo é um estudo retrospectivo que analisou 804 pacientes japoneses com tumores renais pequenos entre janeiro de 2011 e março de 2016. O diâmetro médio da lesão foi de 2.6 cm e apenas 11.8% dos tumores eram maiores que 4cm. O tempo de isquemia quente médio foi de 26 minutos e a perda de sangue estimada foi de 30ml. A conversão para nefrectomia radical foi de apenas 1%. Complicações pós-operatórias foram observadas em 13.1% e complicações graves em 5.8%. 90% dos pacientes mantiveram a função renal preservada 24 meses após a cirurgia. 

Apenas 1% dos pacientes apresentou margem positiva e durante o tempo de seguimento médio de 27.1 meses apenas 1.6% dos pacientes apresentou recorrência da doença e apenas 0.3% dos pacientes morreram em decorrência de câncer de rim. Nenhum dos pacientes com margem comprometida teve recorrência da doença. Um total de 62.1% dos pacientes atingiu os critérios de Trifecta. Após analise multivariada os fatores que contribuíram negativamente para o resultado Trifecta foram o diâmetro da lesão, a quantidade de sangue perdida e a localização hilar da doença.

 

‘Trifecta’ outcomes of robot‐assisted partial nephrectomy: a large Japanese multicenter study. Junya Furukawa, et al. International Journal of Clinical Oncology (2020) 25:347–353.
Resultados Trifecta da nefrectomia parcial robótica. Resultados de um estudo multicêntrico japonês.

 

Comentário do avaliador científico:
A cirurgia robótica esta cada mais presente na oncologia. Além de seu já bem estabelecido papel na prostatectomia, seu uso tem se espalhado rapidamente para outras áreas da oncologia como cirurgias do aparelho digestivo, rim e cirurgias ginecológicas. Apesar do natural entusiasmo e pressão comercial para uso cada vez mais amplo da cirurgia robótica, uma adequada avaliação dos resultados oncológicos deve ser cuidadosamente realizada e recentemente tivemos resultados desapontadores da cirurgia robótica ginecológica em relação a cirurgia tradicional. Em relação a nefrectomia parcial esse é mais um estudo demonstrando que a cirurgia robótica é segura e tem resultados oncológicos bastante satisfatórios. Esse estudo não comparou com a cirurgia tradicional laparoscópica ou aberta, porém serias cirúrgica tem demonstrado menor tempo de isquemia quente, menor perda de sangue e recuperação mais rabida da cirurgia robótica nesses pacientes. Portanto, trata-se de uma seria cirúrgica grande demonstrando bons resultados dessa técnica cirúrgica em pacientes com massas renais pequenas.

 

Avaliador científico e editor:
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês Brasilia. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, EUA.