Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Rucaparib no tratamento da recidiva de carcinomas de ovário de alto grau platino-sensíveis

Deficiência na via de reparo do DNA por recombinação homóloga ocorre em aproximadamente 50% dos carcinomas serosos de alto grau de ovário. Neste contexto, o bloqueio da PARP, enzima envolvida em uma das vias alternativas de reparo de DNA – reparo por excisão de base (BER) –  resulta em apoptose das células tumorais, segundo o conceito de letalidade sintética.

No estudo ARIEL2, 204 pacientes portadoras de recidiva de carcinomas serosos de alto grau ou endometrioide de ovário, tuba uterina ou peritônio, platino-sensíveis, foram tratadas com rucaparib (Rubraca®, Clovis Oncology Inc.), um inibidor oral da PARP. Um algoritmo que incluía o sequenciamento paralelo massivo das amostras tumorais pré-tratamento (CDxBRCA®, Foundation Medicine Inc.) foi utilizado para categorizar as pacientes quanto à deficiência de recombinação homóloga: BRCA-mutadas (n=40), BRCA-wt/LOH-high (n=82), em que havia deficiência na recombinação homóloga não associada à mutação de BRCA, ou BRCA-wt/LOH-low (n=70). Os resultados mostraram aumento estatisticamente significativo na mediana de sobrevida livre de progressão em pacientes BRCA mutadas (12,8 meses; IC 95% 9,0 – 14,7) e BRCAwt/LOH high (5,7 meses; 5,3 – 7,6) quando comparadas às BRCAwt/LOH low (5,2 meses; 3,6 – 5,5). A magnitude deste benefício foi maior no grupo BRCA-mutadas (HR=0,27, IC 95% 0,16 – 0,44; p<0,0001), embora algum benefício tenha sido observado no grupo BRCA-wt/LOH-high.

A partir destes resultados, esta droga recebeu aprovação do FDA para o tratamento de pacientes com câncer de ovário avançado e com mutações germinativas ou somáticas de BRCA, após duas ou mais linhas de quimioterapia. Em paralelo, o teste CDxBRCA® também foi aprovado pela mesma agência.

*Swisher, EM et al. Lancet Oncol. 2017 Jan;18(1):75-87.

Comentários: Os inibidores de PARP transformam o cenário de tratamento dos carcinomas serosos de ovário de alto grau com mutações em BRCA e apresentam papel secundário em demais condições de deficiência de recombinação homóloga. A emergência de novos fármacos desta classe traz desafios para que se estabeleça em que momento, sequência e para que pacientes os mesmos devem ser empregados.

Karime Kalil Machado, MD.

Médica Oncologista

Post-doctoral Fellow, Kelly Gynecologic Oncology Service, Johns Hopkins School of Medicine