Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Terapia gênica com nadofaragene firadenovec intravesical para câncer de bexiga não-músculo-invasivo não-responsivo a tratamento com BCG: estudo de braço único, aberto e com repetição de dose

Resumo do artigo:

Câncer de bexiga não-músculo invasivo não-responsivo a terapia com BCG é uma doença de difícil abordagem terapêutica, com altas taxas de recorrência, risco de progressão para doença músculo-invasiva e surgimento de metástases. A cistectomia radical é potencialmente curativa, porém muitos pacientes a recusam para preservar a bexiga, ou não são candidatos ao tratamento cirúrgico por apresentarem comorbidades graves.

Nadofaragene firadenovec é um vetor adenoviral não-replicante que transporta o gene do interferon alfa-2b recombinante humano até as células uroteliais, expondo-as por maior tempo a essa citocina do que com a instilação intravesical apenas da proteína.

Nesse estudo fase 3 aberto de braço único, os 151 pacientes da população por protocolo receberam instilação intravesical de 75 ml de nadofaragene firadenovec (3x10¹¹ partículas virais por mL). Na ausência de recorrência de alto grau a dose era repetida em 3, 6 e 9 meses.

Dos 103 pacientes com carcinoma in situ (com ou sem tumor Ta ou T1 de alto grau) tratados, 55 (53,4%) apresentaram resposta completa após 3 meses da primeira dose, e essa resposta foi mantida em 12 meses em 25 (24,3%). Dos 48 pacientes com tumor Ta ou T1 de alto grau, sem carcinoma in situ, 35 (72,9%) estavam livres de recorrências de alto grau após 3 meses da primeira dose, e essa resposta foi mantida em 12 meses em 21 (43,8%).

Em 24 meses, apenas 8 (5%) pacientes apresentaram progressão para doença músculo-invasiva, 64,5% não haviam sido submetidos a cistectomia e 145 (91%) estavam vivos.

Os eventos adversos relacionados ao tratamento mais comuns foram vazamento ao redor da sonda durante a instilação intravesical (25%), fadiga (20%), espasmo vesical (15%) e urgência urinária (14%).

Eventos adversos grau 3 ocorreram em 4% dos pacientes. Não houve mortes relacionadas ao tratamento.

 

Intravesical nadofaragene firadenovec gene therapy for BCG-unresponsive non-muscle-invasive bladder cancer: a single-arm, open-label, repeat-dose clinical trial. Boorjian S et al. Lancet Oncol. 2020 Nov 27:S1470-2045(20)30540-4. doi: 10.1016/S1470-2045(20)30540-4. Epub ahead of print. PMID: 33253641.
Terapia gênica com Nadofaragene firadenovec intravesical para câncer de bexiga não-músculo-invasivo não-responsivo a tratamento com BCG: estudo de braço único, aberto e com repetição de dose.

 

Comentário do avaliador científico:

Esse estudo de braço único foi desenhado de acordo com as recomendações do FDA (Food and Drug Administration) para avaliação de eficácia de tratamentos em pacientes com câncer de bexiga não-músculo invasivo não-responsivo a tratamento com BCG, cenário com opções terapêuticas limitadas.

Em janeiro de 2020, pembrolizumabe foi aprovado pelo FDA em pacientes com carcinoma in situ não-responsivo a BCG com base nos dados do estudo KEYNOTE-057, que demonstrou taxa de resposta completa de 41% em 3 meses e 19% em 12 meses. Eventos adversos graus 3-4 ocorreram em 12% dos pacientes e 20% apresentaram algum efeito imuno-relacionado clinicamente significante.

Nadofaragene firadenovec é uma terapia inovadora com perfil de eficácia e segurança favorável em relação aos tratamentos já aprovados nesse cenário e pode ser uma alternativa à cistectomia radical em pacientes nesse cenário clínico desafiador.

 

Avaliador científico
Dr. David Queiroz Borges Muniz
Residência de Oncologia Clínica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP);
Oncologista Clínico Titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês e Médico-assistente do Grupo de Tumores Urológicos do ICESP;
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e da American Society of Clinical Oncology (ASCO).