Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Trastuzumab emtansina + Atezolizumab versus Trastuzumab emtansina + placebo em pacientes com câncer de mama metastático HER 2 positivo, previamente tratadas (KATE 2): estudo fase 2, multicêntrico, randomizado, duplo cego

Resumo do artigo:

Trastuzumab emtansina é aprovado para o tratamento do câncer de mama metastático HER 2 positivo com ganho de sobrevida global e sobrevida livre de progressão após tratamento com Taxanos e Trastuzumab. Atezolizumab é um anti-PD-L1 também aprovado para câncer de mama triplo negativo em primeira linha para pacientes com PDL1 positivos com ganho de sobrevida global.

Dessa forma, e estudo KATE 2 é um estudo fase 2, randozimado 2:1, multicêntrico, duplo cego que avaliou a combinação de Trastuzumab emtansina com Atezolizumab versus Trastuzumab com placebo para tratamento do câncer de mama metastático HER 2 positivo previamente tratadas.

Foram levantadas 330 pacientes e 220 foram randomizadas. A maioria das pacientes eram ECOG 0-1, 59% tinham receptor hormonal positivo e 36% receptor hormonal negativo, a maioria tinha envolvimento visceral e já tinham sido expostas a 1 ou 2 linhas de tratamento. Em relação ao PD-L1, 43% eram positivas e 57% negativas. Após o follow-up de cerca de 8.5 meses, o estudo foi negativo para o seu desfecho primário de sobrevida livre de progressão (SLP) com 8.2 meses para os pacientes que receberam Atezolizumab versus 6.8 meses para quem recebeu placebo (HR 0.82, 95% IC 0,55–1,23, log-rank p=0.33). Entretanto, no subgrupo de PD-L1 positivo essa diferença de SLP foi de 8.5 meses para o grupo do Atezolizumab versus 4.1 meses para o grupo placebo (HR 0.60, 95% IC 0,32–1,11; p=0.099) e no grupo PD-L1 negativo a diferença foi de 6.8 vs 8.2 meses para o grupo placebo (HR 1.02, 95% IC 0.60–1.74).

A taxa de resposta foi similar entre os dois grupos com cerca de 43-45% de resposta objetiva e a média de duração de resposta não conseguiu ser estimada em ambos os grupos. Os dados ainda são imaturos para sobrevida global (SG) e a média de SG não foi alcançada em ambos os grupos.

Os principais efeitos colaterais grau 3 foram semelhantes entre os 2 grupos, entretanto plaquetopenia, alteração de transaminases, anemia e plaquetopenia foram um pouco maior para o grupo que recebeu Atezolizumab.

 

Trastuzumab emtansine plus atezolizumab versus trastuzumab emtansine plus placebo in previously treated, HER2-positive advanced breast cancer (KATE2): a phase 2, multicentre, randomised, double-blind trial. Leisha A Emens at al. Lancet Oncol 2020; 21: 1283–95.
Trastuzumab emtansina + Atezolizumab versus Trastuzumab emtansina + placebo em pacientes com câncer de mama metastático HER 2 positivo, previamente tratadas (KATE 2): estudo fase 2, multicêntrico, randomizado, duplo cego.

 

Comentário da avaliadora científica:

Esse foi um estudo pequeno, fase 2 que foi negativo para seu endpoint primário de PFS, porém pode ser considerado gerador de hipótese como possibilidade de tratamento para pacientes com HER2 positivo previamente tratadas, principalmente se PDL1 positivo.

O estudo mostrou também que a adição de terapia anti-HER2 a imunoterapia não aumentou os efeitos colaterais de modo significativo.

Novos estudos devem ser feitos com maior número de pacientes e em fase 3 para avaliar a possibilidade de benefício dessa combinação para pacientes HER 2 positivo previamente tratadas.

 

Avaliadora científica:
Dra. Patrícia Taranto, MD.
- Médica oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
- Médica oncologista do Hospital Municipal Vila Santa Catarina.
- Ex-residente em oncologia clínica do Hospital Israelita Albert Einstein.