Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Variantes patogênicas em genes de predisposição ao câncer em mulheres com Carcinoma lobular invasivo de mama

Resumo do artigo:

Carcinoma lobular invasivo (CLI) de mama representa aproximadamente 10-15% de todos os carcinomas de mama. Embora vários genes de predisposição para o câncer de mama sejam bem-estabelecidos, esses estudos avaliaram primariamente mulheres com carcinoma ductal invasivo (CDI) e existem poucos estudos focados especificamente em predisposição genética ao CLI. Variantes patogênicas (VPs) no CDH1 estão associadas com câncer gástrico difuso e CLI. Entretanto, a magnitude de risco do CLI relacionada a VPs no CDH1 varia entre os estudos devido o número pequeno de carreadores envolvidos. Além disso, o risco de CLI entre carreadores de VPs em outros genes incluídos em painéis multigenes para câncer hereditário ainda não está estabelecido. Este é um dos maiores estudos de CLI envolvendo coortes de base populacional e de teste clínico que descreveu a frequência de VPs germinativas em genes de predisposição ao câncer em mulheres com CLI e estimou o risco de CLI em carreadores de dessas VPs.

O estudo envolveu resultados de teste de painel multigenes em 2.999 mulheres com CLI, 20.323 mulheres com carcinoma ductal invasivo e 32.544 controles de mulheres não afetadas em uma coorte populacional do consócio CARRIERS, bem como uma coorte de testes clínicos composta por 3.796 pacientes com CLI e 37.405 pacientes com CDI encaminhadas para Ambry Genetics para testes entre março de 2012 e dezembro de 2016. As frequências de VPs germinativas em genes de predisposição ao câncer de mama (ATM, BARD1, BRCA1, BRCA2, BRIP1, CDH1, CHEK2, PALB2, PTEN, RAD51C, RAD51D e TP53) foram comparados entre mulheres com CLI e controles não afetados e entre mulheres com CLI e CDI.

A frequência cumulativa de variantes patogênicas nos genes conhecidos de predisposição ao câncer de mama em mulheres com CLI foi 6,5% na coorte de teste clínico e 5,2% na coorte populacional. Na análise de caso-controle na coorte de base populacional, CDH1 (OR: 15,74) e BRCA2 (OR: 4,94) foram associados ao maior risco de CLI; As variantes patogências em CHEK2, ATM, PALB2 foram associadas a risco moderado (OR: 2-4) e as VPs em BRCA1 não foram associadas a risco clinicamente relevante (OR < 2). A frequência geral de VPs em mulheres com CLI foi semelhante aquelas com CDI tanto na coorte de teste clínico (6,5% vs. 9,2%) quanto na coorte de base populacional (5,2% vs. 5,9%). As VPs em CDH1 foram mais de 10 vezes enriquecidas em pacientes com CLI comparado a CDI em ambas coortes.

Esse foi um dos maiores estudos envolvendo pacientes com CLI que encontrou que a frequência global de variantes patogênicas em genes de predisposição ao câncer de mama já estabelecidos é semelhante entre CLI e CDI sugerindo que a histologia do câncer de mama não deve afetar a decisão de indicar o teste genético. Para pacientes com CLI painel multigenes é apropriado com especial atenção ao CDH1 devido a baixa prevalência e risco de câncer gástrico.

 

 

Yadav S, Hu C, Nathanson KL, et al. Germline Pathogenic Variants in Cancer Predisposition Genes Among Women With Invasive Lobular Carcinoma of the Breast. J Clin Oncol. 2021;39(35):3918-3926. doi:10.1200/JCO.21.00640
Variantes patogênicas em genes de predisposição ao câncer em mulheres com Carcinoma lobular invasivo de mama

 

Comentário da avaliadora científica:

Este é o primeiro estudo a estabelecer BRCA2, CDH1, e CHEK2 e sugerir ATM e PALB2 como genes associados com elevado risco de carcinoma lobular de mama enquanto exclui o BRCA1 como um gene de predisposição ao CLI. A confirmação desses achados nas duas coortes de diferentes qualificações ressalta a significância do estudo.

A leve diferença nas frequências de VPs nos genes de predisposição ao câncer de mama (5,2 % vs. 6,5%) entre a coorte populacional e a coorte clínica provavelmente reflete as diferenças na seleção das mulheres. A maioria (85%) das mulheres da coorte de teste clínico encontravam critérios do NCCN para teste genético BRCA1 e BRCA2 baseado na história pessoal ou familiar.

Como perspectiva, os diferentes subtipos histológicos do câncer de mama, CDI e CLI, devem ser considerados na indicação de painel genético multigenes e em análise de custo-efetividade do teste genético para todas as pacientes com câncer de mama.

 

Avaliadora científica:

Dra. Roberta Galvão
Residência em Oncologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp)
Coordenadora da Oncogenética do Américas Oncologia - SP
Oncologista clínica no Hospital Paulistano e Hospital Samaritano - SP
Oncologista clínica assistente no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)